Foto preto e branca com parte colorida (Efeito Cutout)

Publicado em 24/11/2010 | Categoria: PhotoFiltre Studio » Tags: | Andressa F. Quadro

Nesse tutorial você aprenderá a criar o Efeito Cutout de três maneiras muito simples e práticas. Caso você não saiba, o efeito cutout consiste em deixar a foto preta e branca com uma parte colorida. Há uns meses, fiz uma vídeo aula ensinando a deixar a foto P&B com uma faixa colorida, o efeito era praticamente o mesmo que abordarei neste artigo,porém era limitado, pois a maneira ensinada era para deixar uma faixa colorida e não um objeto de qualquer formato.
Por ser um efeito bastante simples, pode ser feito tanto por usuários iniciantes como os experientes. Obviamente, que se você já tiver uma certa habilidade para trabalhar no PFS será ainda melhor. Para este tutorial usarei a última versão do PFS (10.3).

As formas de criar o efeito cutout que serão abordadas neste artigo são:

 

Princípios básicos:

Abra o PhotoFiltre Studio;
Pressione as teclas CTRL+O para abrir a imagem que será utilizada. Use uma imagem colorida e de boa qualidade;
Para dar um destaque a mais na imagem, vamos fazer alguns ajustes usando a ferramenta Histograma  . Para a foto que estou usando ajustarei da seguinte forma:

Este ajuste é opcional, e as medidas variam de imagem para imagem. Feito esses ajustes é só aplicar um dos métodos abaixo para obter seu efeito cutout:

Método 1 – Ferramenta Pincel artístico de escala cinzenta

Pressione a tecla Z ou vá até a Ferramenta Pincel artístico  . Será aberto o painel da ferramenta. Na primeira opção escolha Escala cinzenta, inicialmente
ajuste o raio para 50 e pressão máxima.

Agora comece a pintar toda a área que você quer deixar preto e branco, quando estiver próximo da área que ficará em evidência (parte colorida) diminua o raio do pincel e a pressão e passe bem devagar para não descolorir a parte evidenciada da foto. Seu resultado final deverá ficar assim:

Finalize como quiser, aplique efeitos, textos e depois salve.

Método 2 – Ferramenta borracha + Escala cinzenta

Posicione o cursor do mouse em cima da camada Fundo, dê um clique com o botão direito e clique em Duplicar. Após isso sua tela de trabalho ficará assim:


Selecione a camada 1 (camada duplicada) e clique em Escala cinzenta  . Sua foto ficará preto e branca. Feito isso, pressione a tecla V ou vá até a ferramenta da Borracha  . Ajuste as opções do painel dessa forma:

Agora posicione o pincel da borracha em cima da parte que você quer que fique colorida e comece a apagar. Conforme você for apagando a imagem irá ganhando a cor da camada de baixo. Para fazer os retoques finais e as partes mais detalhadas da imagem, reduza o raio e pressão da borracha. Após isso seu resultado será este:

 

Método 3 – Ferramenta Vectorial Path + Escala cinzenta

Nesse método usaremos a ferramenta Vectorial Path. Caso você não saiba como utilizá-la assista a vídeo aula Como usar a Ferramenta Vectorial Path. Se você não quiser usar a ferramenta citada, poderá usar a ferramenta polígono.
Vá até Ferramentas >> Vectorial Path >> Novo;
Comece a fazer os “pontinhos” em volta do objeto que você deseja ficar colorido.

Após terminar sua path, você poderá dar um clique com o botão direito do mouse dentro da path e clicar em Bezier Mode para arredondar e ajustar algumas partes da path;
Quando sua path estiver pronta, dê um clique com o botão direito do mouse e vá em Convert path to selection.

Na janela que surgir clique em não. Feito isso a path que você fez se transformará em uma seleção:

Pressione as teclas CTRL+I para inverter a seleção;
Clique em Escala cinzenta   . Seu resultado ficará assim:

Como você pode ver, são três maneiras diferentes e super simples para obter-se o mesmo resultado.

Todos os direitos reservados 2010-2013
Orgulhosamente desenvolvido em Wordpress